GRUPO: Giovanna Palas , Anna Gabiella e Maria Letícia . 7ª série BT. ORIENTADORA : Juliane Varela.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Texto crítico sobre a fome




         Ah, o Brasil. Brasil de belas praias, belas paisagens, numerosos pontos turísticos. Brasil de uma riqueza natural singular. Riqueza que pertence aos 180 milhões de brasileiros. 
Mas o ponto central de nossa discussão, a qual se revelará altamente relevante, não é as belezas nacionais, tampouco o senso demográfico brasileiro, mas sim, a alimentação desses 180 milhões de habitantes que o Brasil possui.
O Brasil produz, por ano, 626.341.780 Toneladas de alimentos. Um número absurdamente impressionante. Se dividirmos esse valor monstruoso pelo número de habitantes, veremos que daria 9,5 quilos de comida para cada cidadão por dia. Porém, eis a pergunta: tendo em vista os valores expostos acima, teria como dizer que alguém passa fome no Brasil? Bem, se você analisar esses dados de uma forma puramente matemática, sua resposta certamente seria não. Todavia, a última palavra da interrogação deve ser levada em primordial consideração: Brasil. Ah, o Brasil. País de um povo alegre, receptivo. País do pentacampeonato de futebol, das mulatas, do carnaval e das contradições. País onde 14 milhões de pessoas passam fome. Acredite. Mais um número impressionante para a nossa lista: dos, já tão falados, 180 milhões de habitantes, 14 milhões passam fome. E não estamos falando, aqui, de pessoas que não têm condições de obter uma alimentação de qualidade razoável ou, ao menos, de baixa qualidade. Antes assim fosse. Mas, não. Estamos falando de 14 milhões de pessoas que não têm o que comer.
Já sei: você está se perguntando como um país pode produzir quase 627 milhões de toneladas de alimentos e ter 14 milhões de pessoas passando fome. Mas essa questão depende de alguns fatores, entre eles: o desemprego, inacessibilidade aos alimentos, ignorância no manejo do solo e também o fato de que nem tudo que é produzido é direcionado para a alimentação humana. Por exemplo, da cana-de-açúcar é produzido o etanol, e da soja e do milho deriva boa parte da matéria-prima usada pra a ração animal.
No Brasil, a questão da fome vem sendo arrastada durante séculos. 
Bonito, não é mesmo?.Não que o problema da fome jamais será resolvido no Brasil. Não é isso. Mas é que às vezes nossa esperança até se esgota de tanto ver as oportunidades que poderiam “ir pra frente” e acabam retrocedendo por motivos reles. Mas tudo bem, o que vale é que o Brasil está indo pelo caminho certo no combate à fome e a desigualdade social. E se perguntarem se algum dia não haverá mais fome no Brasil, pare para refletir, pense nas belas paisagens naturais que há neste país, pense nas mulatas, na alegria de nosso povo. Pense também nos 14 milhões de famintos e nos milhares de desempregados. Na nossa mega produção alimentícia. E responda, como qualquer brasileiro responderia: “Sou brasileiro e não desisto nunca”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário